Ionização (galvânica)

A corrente galvânica respeita a integridade da pele. É do tipo contínua, com sentido único, onde as polaridades de seus condutores apresentam sentido uniderecional. Pode ser utilizada para a ionização, um auxílio na penetração de princípios ativos através da pele. Ocorre um aumento na permeabilidade das membranas citoplasmáticas das células, possibilitando a melhor movimentação de líquidos e conseqüentemente de partículas que estão dispersas nestes líquidos, intensificando as trocas metabólicas.

Os íons das substâncias medicamentosas penetram através dos folículos pilosebáceos e glândulas sudoríparas. Por este processo as substâncias químicas passarão pelos interstícios celulares. No caso da celulite, os íons se fixarão a nível de moléculas protéicas no tecido conjuntivo, onde exercitará a ação anticelulítica, e o restante será arrastado pela circulação veno-linfática. A penetração de produtos na forma de íons, depende de três fatores, como o tamanho da partícula, a carga do íon e a intensidade da corrente aplicada.

A ionização praticada pela estética tem como objetivo facilitar a penetração cutânea das substâncias cosméticas que contribuem para manter o tecido epidérmico. A prática da ionização é muito utilizada para a penetração dos ativos “cosméticos de profundidade”.

https://www.ck.com.br/materias/136-tecnica-de-ionizacao-corporal-.html